segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sema implantará Plano de Controle de Poluição Veicular no Amapá

Diante do crescimento médio anual de 9.700 veículos automotores, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap) começam elaborar o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV). O objetivo é combater a emissão de poluentes gerados pelos automóveis e conscientizar a população sobre os problemas causados pela poluição.

"O Estado cresce todos os dias, a nossa frota de veículos automotores já não é mais a mesma de dez anos atrás. Estamos preocupados com a poluição do ar e para não termos consequências no futuro vamos implantar o projeto que existe nas grandes capitais do país", ressaltou a analista de meio ambiente da Sema, Ione Villas.

A primeira reunião entre os órgãos e entidades parceiras vai ocorrer no dia 16, no prédio da Sema. "Esperamos definir o que cada órgão deve fazer para que o plano possa se concretizar no Estado. É importante afinarmos as responsabilidades para criação do Plano no Amapá", destacou a analista.
O PCPV será implantado em parceria com Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá, Departamento de Trânsito do Estado, secretarias de Meio Ambiente de Macapá e Santana e a Universidade Estadual do Estado do Amapá.

PCPV
De acordo com a Resolução nº 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em vigor desde novembro de 2009, todos os 26 Estados do Brasil e o Distrito Federal são obrigados a criar um Plano de Controle de Poluição Veicular. A criação do plano também é obrigatória para os municípios com mais de três milhões de veículos.

Crescimento da frota veicular
De acordo com dados do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), Macapá teve um crescimento de 48.393 veículos no período compreendido entre janeiro de 2010 e janeiro de 2015. No mesmo período, o segundo maior município do Estado, Santana, teve um crescimento de 9.754 veículos. Macapá segue uma tendência de crescimento médio anual de 9.700 veículos. Sendo assim, segundo os dados do BPRE, a frota veicular, em janeiro de 2016, poderá ser cerca de 140.000 veículos.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Amapá registrou, em 2014, o emplacamento de 15.883 veículos. Em 2015, de janeiro ao dia 31 de março, foram emplacados 3.294 veículos automotores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...