quinta-feira, 7 de maio de 2015

Congresso sobre formação de professores atrai profissionais e acadêmicos de vários países

O Congresso abrangerá várias discussões com a participação de diferentes representantes da sociedade civil organizada, profissionais da educação e pesquisadores de todo o Brasil e de outros países.

A Universidade Estadual do Amapá (Ueap) realizou na manhã desta terça-feira, 6, a abertura do I Congresso Internacional de Formação de Professores do Amapá e III Fórum das Licenciaturas da Ueap, no Teatro das Bacabeiras. A intenção da universidade é fomentar e estabelecer diretrizes para os atuais currículos e programas vigentes nas licenciaturas e promover a difusão de análises, relatos de experiência e estudos com ênfase em educação.

O congresso abrangerá várias discussões para definir propostas para a educação, com a participação de diferentes representantes da sociedade civil organizada, profissionais da educação e pesquisadores de todo o Brasil e de outros países, como a professora Gilda Di Fabio de Anglat, que, vinda da Argentina, será conferencista no congresso com o tema: "La formación inicial de los professores. Uma visíon internacional", no último dia do evento.

O Coral Infantil da Ueap iniciou a solenidade, que contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap), do Conselho Estadual de Educação e do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - Plataforma Freire (Parfor), além da secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, que no ato representava o governador Waldez Góes.

"Com este congresso vamos fortalecer a Ueap, pois é uma instituição de grande importância social, política e econômica para o nosso Estado e assim discutir de que forma o educador pode fazer a diferença dentro de sala de aula", enfatizou a secretária.

O professor Breno Marques, representando o reitor da Ueap, Perseu Aparício, pontuou que a formação dos professores é dinâmica. "A Ueap vem trabalhando continuamente para potencializar a formação dos professores, daí salientar a extrema importância deste congresso. Espero que todos os participantes aproveitem esses três dias de debate e conhecimento".

III Fórum das Licenciaturas

Daniele Dias da Costa, professora da Ueap e coordenadora geral do evento, afirmou que a participação maciça dos estudantes foi muito importante. "Essa proposta do congresso surgiu em 2011 e conseguimos colocar em prática a terceira versão com o tema: Formação de Professores, Currículo e Avaliação. Estamos satisfeitos com a repercussão que tomou. Sabemos que o evento possibilitará uma influência positiva para o Estado".

Programação
Amanhã, 7, o professor Cipriano Luckesi da Universidade Federal da Bahia (UFBA) abrirá o segundo dia da programação com a palestra "Avaliação da aprendizagem: desafios e proposições para a prática docente" , no Teatro das Bacabeiras.

O congresso continuará até sexta-feira, 8, com palestras, exposições e lançamentos de livros, também no Campus I da Ueap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...