quarta-feira, 6 de maio de 2015

Amapá sediará pela primeira vez a reunião do Fórum Nacional do Trabalho

Os secretários de Trabalho dos 26 Estados da Federação e do Distrito Federal vão estar no Amapá, no dia 30 de julho deste ano. Será a primeira vez que o Amapá sediará uma reunião do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset).

A data foi definida durante a reunião extraordinária da entidade, ocorrida no dia 23 de abril, na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. As prioridades dentro das políticas públicas de emprego foi o tema principal da reunião.

A secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e vice-presidente da regional Norte do Fonset, Marciane Santo, participou do evento. A vinda do Fonset tem por finalidade descentralizar as ações para o Norte do país, bem como conhecer um pouco a realidade do Estado do Amapá.

"É uma grande conquista ter a presença dos secretários de Trabalho e, a confirmar, o ministro do Trabalho, Manoel Dias. Vamos preparar uma grande recepção e discutir importantes programas e projetos voltados à geração de emprego e renda no Brasil, em especial no Amapá", analisou a secretária Marciane Santo.

Os secretários discutiram ainda as resoluções da última reunião - Economia Solidária e outros assuntos correlatos -. Na oportunidade, aconteceu uma exposição sobre as atividades desenvolvidas pelos artesãos da Central de Comercialização da Economia Solidária de MS.

Objetivo e missão

O Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho - Fonset - é uma sociedade civil, constituída por titulares das secretarias estaduais de Trabalho e mais a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal. Criado no final dos anos 80, o Fonset é um importante espaço de diálogo e troca de experiência entre os Estados e o governo federal. Dentre outras finalidades, o Fórum tem por objetivo definir e firmar posições sobre os problemas relacionados ao mundo do trabalho, como fortalecer a participação dos Estados na definição de políticas públicas.

O Fonset atua junto ao Ministério do Trabalho e Emprego no aperfeiçoamento das ações de qualificação e intermediação dos profissionais, celebrando convênios com órgãos e entidades nacionais e internacionais com vistas ao intercâmbio nesta área. Ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento do micro e dos pequenos empreendimentos, contribuindo para a geração de renda e redução do desemprego. O Fonset tem participação ativa no Conselho Nacional de Economia Solidária (CNAES) e no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), ambos vinculados ao Ministério do Trabalho e Emprego - MTE -.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moradores da Avenida 15 de Novembro no bairro do Paraíso sofrem com alagamentos constantes

Por Iran Froes Moradores da Avenida 15 de novembro, no bairro Paraíso, no perímetro das ruas Osvaldo Cruz e Padre Vitório Ga...