quarta-feira, 6 de maio de 2015

Amapá sediará pela primeira vez a reunião do Fórum Nacional do Trabalho

Os secretários de Trabalho dos 26 Estados da Federação e do Distrito Federal vão estar no Amapá, no dia 30 de julho deste ano. Será a primeira vez que o Amapá sediará uma reunião do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset).

A data foi definida durante a reunião extraordinária da entidade, ocorrida no dia 23 de abril, na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. As prioridades dentro das políticas públicas de emprego foi o tema principal da reunião.

A secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e vice-presidente da regional Norte do Fonset, Marciane Santo, participou do evento. A vinda do Fonset tem por finalidade descentralizar as ações para o Norte do país, bem como conhecer um pouco a realidade do Estado do Amapá.

"É uma grande conquista ter a presença dos secretários de Trabalho e, a confirmar, o ministro do Trabalho, Manoel Dias. Vamos preparar uma grande recepção e discutir importantes programas e projetos voltados à geração de emprego e renda no Brasil, em especial no Amapá", analisou a secretária Marciane Santo.

Os secretários discutiram ainda as resoluções da última reunião - Economia Solidária e outros assuntos correlatos -. Na oportunidade, aconteceu uma exposição sobre as atividades desenvolvidas pelos artesãos da Central de Comercialização da Economia Solidária de MS.

Objetivo e missão

O Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho - Fonset - é uma sociedade civil, constituída por titulares das secretarias estaduais de Trabalho e mais a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal. Criado no final dos anos 80, o Fonset é um importante espaço de diálogo e troca de experiência entre os Estados e o governo federal. Dentre outras finalidades, o Fórum tem por objetivo definir e firmar posições sobre os problemas relacionados ao mundo do trabalho, como fortalecer a participação dos Estados na definição de políticas públicas.

O Fonset atua junto ao Ministério do Trabalho e Emprego no aperfeiçoamento das ações de qualificação e intermediação dos profissionais, celebrando convênios com órgãos e entidades nacionais e internacionais com vistas ao intercâmbio nesta área. Ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento do micro e dos pequenos empreendimentos, contribuindo para a geração de renda e redução do desemprego. O Fonset tem participação ativa no Conselho Nacional de Economia Solidária (CNAES) e no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), ambos vinculados ao Ministério do Trabalho e Emprego - MTE -.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...