sábado, 16 de maio de 2015

Fiscalização: Vereador cobra prestação de contas da Prefeitura de Santana e o envio de balancetes à Câmara

O descumprimento da Lei Orgânica do Município referente ao envio dos balancetes mensais ao Poder Legislativo, bem como a ausência de publicação da execução orçamentária relativa aos primeiros bimestres de 2015 conforme disposição das Leis Complementares Federais nº 101 (Responsabilidade Fiscal) e 131 do Portal da Transparência, regulamentada pelo Decreto nº 7.185 de maio de 2010, foram temas de discussão na Câmara de Vereadores de Santana. 

Esta semana, a CMS aprovou requerimentos de autoria do vereador Richard Madureira (PT), que cobram das secretarias Municipais de Saúde, Fazenda, Administração e Planejamento, o envio ao legislativo de cópias de relatórios da execução orçamentária e gestão fiscal relativos aos primeiros meses de 2015 e exercício anterior, referentes aos anos de 2013 e 2014.

O parlamentar lembra que a prestação de contas que deve ser apresentada tratam-se dos principais instrumentos que a Câmara pode utilizar para fiscalizar a execução orçamentária realizada pela gestão municipal. “Vamos aguardar que os balancetes sejam protocolados o mais rápido possível, uma vez que é dever da Prefeitura colocar a disposição do legislativos e da população informações sobre como está sendo utilizado os recursos públicos e onde estão sendo empregados” destacou Richard Madureira.  

Em março deste ano, o parlamentar denunciou o prefeito Robson Rocha na Justiça, pelo não cumprimento da Lei da Transparência, que obriga a divulgação via internet das despesas e receitas dos municípios, processo que tramita na 1ª Vara Cível e de Fazenda da Comarca de Santana. No mesmo período, Richard Madureira também acionou o prefeito do município de Santana, no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público do Amapá (MP).

Acompanhem os requerimentos: 

- Requerimento 176/15 - Requer ao prefeito de Santana Robson Rocha, com cópia aos secretários Municipais de Saúde, Fazenda, Administração e Planejamento, que sejam enviada a Casa de Leis cópias do relatório resumido da execução orçamentária relativo ao 1º bimestre de 2015. 

- Requerimento 177/15 - Requer ao prefeito de Santana Robson Rocha, com cópia aos secretários Municipais de Saúde, Fazenda, Administração e Planejamento, que sejam enviada a Casa de Leis cópias dos balancetes no período de junho de 2014 à março de 2015. 

- Requerimento 178/15 - Requer ao prefeito de Santana Robson Rocha, com cópia aos secretários Municipais de Saúde, Fazenda, Administração e Planejamento, que sejam enviada a Casa de Leis cópias dos demonstrativos que acompanham o relatório resumido da execução orçamentária do 1º bimestre de 2015. 

- Requerimento 179/15 - Requer ao prefeito de Santana Robson Rocha, com cópia aos secretários Municipais de Saúde, Fazenda, Administração e Planejamento, que sejam enviada a Casa de Leis cópias dos demonstrativos que acompanham o relatório resumido da execução orçamentária do último bimestre do exercício anterior. 

- Requerimento 180/15 - Requer ao prefeito de Santana Robson Rocha, com cópia aos secretários Municipais de Saúde, Fazenda, Administração e Planejamento, que sejam enviada a Casa de Leis cópias das prestações de contas do poder executivo nos exercícios de 2013 e 2014. 

- Requerimento 181/15 - Requer ao prefeito de Santana Robson Rocha, com cópia aos secretários Municipais de Saúde, Fazenda, Administração e Planejamento, que sejam enviada a Casa de Leis cópias do relatório de gestão fiscal do 3º quadrimestre do exercício anterior. 

- Requerimento 182/15 - Requer ao prefeito de Santana Robson Rocha, com cópia aos secretários Municipais de Saúde, Fazenda, Administração e Planejamento, que sejam enviada a Casa de Leis cópias do relatório resumido da execução orçamentária referente ao 6º bimestre do exercício anterior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moradores da Avenida 15 de Novembro no bairro do Paraíso sofrem com alagamentos constantes

Por Iran Froes Moradores da Avenida 15 de novembro, no bairro Paraíso, no perímetro das ruas Osvaldo Cruz e Padre Vitório Ga...