A Rede Abraça-me de Atendimento conta com mais um mecanismo de ajuda: um aplicativo (app) que auxilia na prevenção em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Denominada Rede Abraça-me, a nova ferramenta pode ser baixada gratuitamente pela plataforma do Play Store, nos celulares com sistema Android.
O app foi produzido pelo enfermeiro epidemiologista da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Patrício Almeida, que também é especialista em análise de sistemas. "O aplicativo foi desenvolvido a partir da cartilha da Rede Abraça-me, para garantir acesso à comunidade e profissionais sobre violências contra crianças e adolescentes, além de informações importantes como contatos em situação de necessidade da Rede e no acolhimento das vítimas", explica.
O aplicativo explica como identificar situações de violência sexual e quais procedimentos devem ser feitos, caso haja confirmação, com o Fluxograma de Atendimento. Este ilustra a forma correta de agir, orientando as vítimas, a fim de criar uma rotina que identifica as instituições responsáveis e providências cabíveis.
Também aponta as referências da Rede Abraça-me, como o Pronto Atendimento Infantil (PAI), Hospital da Mulher Mãe Luzia, Hospital de Emergências, Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Conselhos Tutelares, Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Praticados contra Crianças e Adolescentes (DERCCA), Delegacia Especializada de Investigação de Atos Infracionais praticados por Adolescentes (DEIAI), Ministério Público, Promotoria Criminal, Defensoria Pública e Judiciário, com telefones e endereços.
O canal de denúncias é o Disque 100, conhecido com Disque Denúncia Nacional ou Disque Direitos Humanos. A denúncia será recebida e posteriormente será enviada ao Conselho Tutelar do município ou outro órgão do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA).
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone, fixo ou celular, de todo o território nacional. O serviço funciona 24 horas todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. As ligações também podem ser feitas ao atendimento de emergências 190 da Polícia Militar.
A data de 18 de maio é instituída como Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com diversas programações desenvolvidas em todo o Brasil, inclusive pela Rede Abraça-me, no Estado. No dia, foi assinado no Palácio do Setentrião, o Pacto de Compromisso pela garantia dos direitos da infância e juventude por órgãos governamentais e não-governamentais que atuam na Rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário