sexta-feira, 5 de junho de 2015

CORPO DE BOMBEIROS REALIZOU SIMULAÇÃO OPERACIONAL DE SALVAMENTO

Dois cenários foram montados para a simulação operacional de salvamento e combate a incêndio veicular, realizada na manhã desta quinta-feira, 4, no centro de Macapá, pelo Corpo de Bombeiros. A ação faz parte das comemorações da Semana dos Bombeiros.

O evento iniciou por volta 9h e foi coordenado pelos 1º, 2º e 5º Grupamentos de Bombeiro Militar, das Zonas Sul e Norte de Macapá, e Santana, respectivamente. Ao todo 23 bombeiros atuaram no simulado, que mostrou duas possíveis situações do dia a dia. A primeira é referente a um acidente de trânsito envolvendo colisão entre dois veículos com diversas vítimas. Na outra simulação, um dos veículos incendiou. Para realizar a demonstração o trecho da Av. FAB que corresponde a praça da bandeiCOra foi interditado.

Para o atendimento foram utilizadas as equipes de auto busca e salvamento (ABS), auto bomba tanque (ABT) e atendimento pré-hospitalar (APH), que fizeram o combate a incêndio, retirada das vítimas das ferragens e encaminhamento ao hospital de emergência. Toda a ação durou 40 min.

"A simulação foi boa, o tempo de resposta também e esse é o nosso dia a dia. Estamos sempre treinando para estarmos preparados quando a população precisar", avaliou o Tenente Coronel, Elizer Menezes, que comandou a ação.

Para o tenente Vagner Reys, que atuou na simulação, o treinamento é de extrema importância. "Simulamos o que ocorre de fato numa situação real. A porta emperrou e isso não estava previsto. Na ocorrência também pode acontecer e precisamos estar preparados para encontrar uma solução e ajudar a vítima", explicou.

Além dos soldados e alunos que assistiram todo o processo. A ação chamou atenção de pessoas que passavam pelo local. Entre elas, Zara Fernandes de 10 anos, que ficou surpresa com a situação. "Eu achei muito incrível como eles fizeram tudo rapidamente, impressionante como resgataram as vítimas. Quando eu crescer quero ser bombeira para salvar vidas", contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moradores da Avenida 15 de Novembro no bairro do Paraíso sofrem com alagamentos constantes

Por Iran Froes Moradores da Avenida 15 de novembro, no bairro Paraíso, no perímetro das ruas Osvaldo Cruz e Padre Vitório Ga...