sexta-feira, 5 de junho de 2015

CORPO DE BOMBEIROS REALIZOU SIMULAÇÃO OPERACIONAL DE SALVAMENTO

Dois cenários foram montados para a simulação operacional de salvamento e combate a incêndio veicular, realizada na manhã desta quinta-feira, 4, no centro de Macapá, pelo Corpo de Bombeiros. A ação faz parte das comemorações da Semana dos Bombeiros.

O evento iniciou por volta 9h e foi coordenado pelos 1º, 2º e 5º Grupamentos de Bombeiro Militar, das Zonas Sul e Norte de Macapá, e Santana, respectivamente. Ao todo 23 bombeiros atuaram no simulado, que mostrou duas possíveis situações do dia a dia. A primeira é referente a um acidente de trânsito envolvendo colisão entre dois veículos com diversas vítimas. Na outra simulação, um dos veículos incendiou. Para realizar a demonstração o trecho da Av. FAB que corresponde a praça da bandeiCOra foi interditado.

Para o atendimento foram utilizadas as equipes de auto busca e salvamento (ABS), auto bomba tanque (ABT) e atendimento pré-hospitalar (APH), que fizeram o combate a incêndio, retirada das vítimas das ferragens e encaminhamento ao hospital de emergência. Toda a ação durou 40 min.

"A simulação foi boa, o tempo de resposta também e esse é o nosso dia a dia. Estamos sempre treinando para estarmos preparados quando a população precisar", avaliou o Tenente Coronel, Elizer Menezes, que comandou a ação.

Para o tenente Vagner Reys, que atuou na simulação, o treinamento é de extrema importância. "Simulamos o que ocorre de fato numa situação real. A porta emperrou e isso não estava previsto. Na ocorrência também pode acontecer e precisamos estar preparados para encontrar uma solução e ajudar a vítima", explicou.

Além dos soldados e alunos que assistiram todo o processo. A ação chamou atenção de pessoas que passavam pelo local. Entre elas, Zara Fernandes de 10 anos, que ficou surpresa com a situação. "Eu achei muito incrível como eles fizeram tudo rapidamente, impressionante como resgataram as vítimas. Quando eu crescer quero ser bombeira para salvar vidas", contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...