sexta-feira, 24 de julho de 2015

TCE TERÁ ACESSO A DADOS FINANCEIROS DO GOVERNO EM TEMPO REAL


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem acesso às informações da gestão orçamentária e financeira do Amapá. O direito foi garantido na solenidade realizada, nesta quinta-feira (23), no Palácio do Setentrião, que oficializou a liberação de senhas que autorizam o acompanhamento do órgão ao Sistema de Planejamento, Orçamento e Gestão (Siplag). É uma ação inédita do governo e um marco na gestão pública do Estado do Amapá.

Segundo o governador Waldez Góes, a liberação de senhas do Siplag garantirá a transparência e acompanhamento mais efetivo dos órgãos de fiscalização. Além do TCE, o direito também será estendido à Assembleia Legislativa, Ministério Público e Tribunal de Justiça. "Em breve vamos agendar as entregas de senhas. Todos os órgãos que compõem o Estado terão acesso ao sistema orçamentário e financeiro", afirmou o governador.

A entrega de senhas é um cumprimento à Lei 0146/12-AL, da Deputada Marília Góes (PDT), que autoriza o Poder Legislativo e o TCE a fazerem o acompanhamento da execução orçamentária por meio do Siplag.

No início de dezembro de 2013, os deputados estaduais do Amapá aprovaram o projeto. No mesmo mês, o ex-governador Camilo Capiberibe impediu os parlamentares, em particular os da oposição, de investigarem os gastos e outros atos do governo, vetando o projeto. 

Contudo, em fevereiro de 2014, a bancada legislativa garantiu o acesso através da proposta de Marília Góes, com a derrubada do veto. Como o então governador não se manifestou, na época, no prazo de 48 horas, a partir da data da votação, o presidente da Assembleia Legislativa promulgou a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...