sexta-feira, 24 de julho de 2015

Órgãos de Defesa iniciam campanha contra o tráfico de pessoas no Amapá

O Governo do Amapá inicia nesta sexta-feira, 24, uma série de ações contra o tráfico de pessoas. As atividades fazem parte da Campanha Coração Azul, mobilizada em todo país pelo Ministério da Justiça (MJ). A programação foi montada em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 30 de julho de 2013.

No Amapá, as atividades são organizadas pelas secretarias de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Extraordinária de Política para as Mulheres (SEPM), em parceria com o Centro de Referência em Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) e Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), e com a Coordenadoria de Segurança Comunitária (CSC).

Nacionalmente, a campanha só inicia na próxima segunda-feira, 27. No entanto, os parceiros responsáveis pela programação no Amapá decidiram antecipar as ações em razão dos eventos que reúnem grande concentração de público durante o mês de julho.

Por isso, a coordenação da campanha promoverá uma ação educativa nesta sexta-feira, 24, no píer do bairro Santa Inês, às 7h, horário que iniciam os embarques com destino a Afuá (PA), onde ocorre o tradicional Festival do Camarão. Dados da Capitania dos Portos estimam que, em média, 12 mil passageiros partem de Macapá com destino ao município paraense.

"Essa grande concentração de pessoas será ideal para fazermos a panfletagem e um trabalho de conscientização, passando orientações aos viajantes, dicas de como evitar abordagens suspeitas, de como os criminosos envolvidos no tráfico humano agem, entre outras informações preciosas", reforçou Geise Huana Jucá, do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da Sejusp.

Segundo ela, em três anos de existência, o núcleo fez apenas 16 atendimentos no Estado. Entretanto, Geise Huana lembra que a escassez de estatísticas sobre o comércio de seres humanos está na dificuldade em identificar a ocorrência do delito. "É um crime silencioso, por isto não temos muitos números, o que não significa baixa ocorrência. A melhor maneira de se combater o tráfico de pessoas é agindo preventivamente", explicou.

Dois dos 16 casos atendidos pelo NETP no Amapá chamam a atenção para a diversidade das armadilhas dos traficantes de humanos. No primeiro, ocorrido em 2013, a vítima, um trabalhador braçal, foi atraída do seu Estado de origem, o Maranhão, com uma promessa de emprego. Entretanto, ele acabou caindo numa rede de trabalho escravo, que agia em Laranjal do Jari, no sul do Amapá.

Já o segundo caso envolveu a denúncia da adoção de uma criança de outra unidade da federação para um casal no Amapá. Criminosos do tráfico humano teriam intermediado a suposta adoção ilegal.

"Não é apenas para a exploração sexual que os criminosos agem. Estas duas situações mostram a diversidade de fins para os quais o tráfico de pessoas age. Eles criam ciladas para atrair as vítimas com propostas para emprego internacional, casamento estrangeiro, entre outras falsas promessas", revela Jucá.

Programação

Segunda-feira, 27
No dia 27, às 9h, no auditório da Sejusp, ocorrerá a abertura oficial da Campanha Coração Azul, com palestra educativa sobre o tema. Às 19h, holofotes serão acesos para iluminar de azul o Monumento Marco Zero do Equador, um símbolo de adesão do Amapá à campanha contra o comércio de seres humanos.

Terça-feira, 28
Às 9h, também na Sejusp, ocorre uma capacitação para agentes do Cram, Camuf e Sejusp. O mini curso é voltado à rede de atendimento às vítimas do tráfico de pessoas.

Quarta-feira, 29
Uma ação com foco nos passageiros que embarcam no Terminal Rodoviário de Macapá, localizado no bairro São Lázaro, com destino à principal região fronteiriça do Estado, o município de Oiapoque, marca o encerramento da campanha. As atividades ocorrem a partir de 9h e vão até a tarde. A ação educativa também será promovida no Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, com panfletagem de material enviado pelo Ministério da Justiça.

Quinta-feira, 30
Às 17h, no Centro de Macapá, está prevista uma blitz educativa. A atividade ocorre na avenida Cândido Mendes, em frente ao Mercado Central.

Coração Azul
O Brasil começou a aderir a Campanha Mundial Coração Azul, da ONU, em 2013. Nesta segunda edição do evento, o objetivo é sensibilizar e aumentar a participação da sociedade e entidades públicas e privadas no enfrentamento a este tipo de crime. 

No plano de fundo das ações, também está a disseminação do tema nas redes sociais, com foco na comunicação e informação acerca do assunto. 

Para isto, o MJ possui uma página de rede social intitulada "Siga o Coração Azul": https://www.facebook.com/trafico.pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...