quarta-feira, 5 de agosto de 2015

ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA PARTICIPARÃO DA 3º EDIÇÃO DA CAMPANHA NACIONAL DE HANSENÍASE, VERMINOSE, TROCOMO E ESQUISTOSSOMOSE

No período de 10 a 14 de agosto, crianças e adolescentes de 5 a 14 anos estudantes do ensino fundamental da rede pública participarão da 3º edição da Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose. O tema deste ano é "Hanseníase, Verminoses e Tracoma têm cura. Faça essa lição de casa e proteja-se", e está sob organização da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS).

O objetivo é prestar esclarecimentos sobre essas doenças, auxiliando no diagnóstico precoce e visando o tratamento imediato. A meta do Ministério da Saúde (MS) é alcançar cerca de 2.300 municípios brasileiros, incluindo todas as capitais.


No Amapá, a intenção é atender 36. 798 estudantes. "Os esforços buscam alcançar a eliminação da hanseníase como problema de saúde pública, do tracoma como causa de cegueira e o controle das geo-helmintíases (verminoses)", enfatizou Carlos Cruz, membro do Programa Estadual de Hanseníase e Tuberculose da CVS.

Em 2014 a campanha atingiu 29.061 estudantes no Amapá. 514 foram examinados com suspeita de Hanseníase, porém nenhum foi confirmado com a doença; 15.927 foram tratados contra verminoses e, em relação ao tracoma, 738 alunos foram examinados, desses, 19 tiveram o diagnóstico positivo da enfermidade.

Quanto a esquistossomose, o Amapá não apresentou casos da doença. "Esta enfermidade não é comum na Região Amazônica, ela acomete mais o Nordeste, por isso, no Amapá o foco serão nas outras três doenças que a campanha aborda", disse Cruz.

As ações incluem tratamento coletivo e redução das verminoses com tratamento preventivo; exame ocular para a detecção e tratamento do tracoma; e busca ativa de casos de hanseníase por meio do "método espelho", que consiste em uma ficha de autoimagem, que contém um desenho esquemático do corpo humano, no qual os pais ou responsáveis marcarão as lesões existentes na pele da criança e responderão a um breve questionário.
Os alunos com lesões identificadas na pele serão encaminhados à rede básica de saúde para exame médico e confirmação ou exclusão do diagnóstico de hanseníase.

Doenças
Verminose é uma doença provocada por parasitas, especialmente Endoparasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro. É observada nas crianças e nos adultos, em ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na zona rural como nas cidades.

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. Também pode comprometer articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos.

O contágio ocorre de pessoa a pessoa, ou seja, o doente que apresenta a forma infectante da doença, sem tratamento, pode transmiti-la através de secreções nasais, tosse e espirro.

Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada também por uma bactéria.

A esquistossomose é uma infecção adquirida quando as pessoas entram em contato com água doce que está infectada com as formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma. Os vermes adultos microscópicos vivem nas veias de drenagem do trato urinário e dos intestinos. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a esquistossomose afeta quase 240 milhões de pessoas no mundo. (Com informações do Ministério da Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...