segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Operação integrada na fronteira Amapá/Guiana leva tranquilidade a Oiapoque

A fase final da Operação Brasil Integrado, ocorrida na madrugada de sexta-feira, 7, consolidou o clima de tranquilidade proporcionado pelas forças de segurança pública do Amapá, na fronteira Oiapoque/Guiana Francesa.

Depois de três dias de ocupação com bloqueios terrestres e patrulhamentos fluviais nas principais portas de entrada e saída do município transfronteiriço, a ação foi finalizada com uma grande fiscalização em casas noturnas de Oiapoque.

Mais de 50 agentes, entre bombeiros e policiais civis e militares, sob o comando do Núcleo da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) no Amapá - coordenado na Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) -, entraram em dezenas de bares e boates da cidade, onde fizeram revistas pessoais em brasileiros e estrangeiros. A equipe do Corpo de Bombeiros também averiguou a documentação de cada estabelecimento. Por conta de irregularidades, incluindo prostituição, alguns bares tiveram que fechar as portas. Uma pequena quantidade de droga foi apreendida.

Tranquilidade
Iniciada na quarta-feira, 5, em 16 Estados, a operação Brasil Integrado, no Amapá, levou um clima de tranquilidade à população de Oiapoque - que por ser um território de fronteira é considerado uma região crítica e tem atenção especial da gestão de Segurança Pública do Governo do Estado.
A média diária de registros de crimes graves, como tentativas de homicídio e roubo, no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), reduziu de oito para duas ocorrências, de quarta-feira, 7, até a manhã de sábado, 8.

A operação teve ampla efetividade nos dois primeiros dias, com as barreiras terrestres e abordagens pelo Rio Oiapoque; 56 pessoas, entre elas foragidos da Justiça, suspeitos de diversos crimes e estrangeiros sem documentação, foram encaminhadas à sede da Polícia Federal no município, todas estavam sem documentação. Destas, 15 ficaram detidas à disposição do Poder Judiciário. Estrangeiros sem passaporte foram multados e, em seguida, liberados.

"A presença das forças de segurança inibe a criminalidade. E quando as operações são integradas, os resultados para a sociedade são extremamente positivos. A sensação de tranquilidade experimentada nesses últimos dias em Oiapoque é fruto da política de ações conjuntas entre esses órgãos que o Governo do Estado tem implementado no Amapá, hora em ações locais, hora em parceria com o governo federal. Teremos outras operações deste cunho no Estado do Amapá", avaliou o secretário de Justiça e Segurança Pública, Gastão Calandrini.

Balanço
Até a tarde de sábado, 8, a coordenação do núcleo da Enafron no Amapá ainda contabilizava a estatística geral da operação. Nesta segunda-feira, 10, a Sejusp deverá divulgar o balanço da Operação Brasil Integrado na fronteira franco-brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...