quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Proprietários têm até 31 de agosto para licenciar veículos

A partir do próximo dia 1 de setembro, o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) vai intensificar as fiscalizações para cobrar o licenciamento de veículos, cujo prazo termina no dia 31 de agosto. Para licenciar é preciso estar em dia com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que teve o calendário encerrado no dia 14 deste mês.

Segundo o Detran-AP, a frota do Estado é de 173 mil veículos, entre carros e motos. "Com o fim do prazo, vamos iniciar o processo de fiscalização nas ruas, para garantir que ninguém permaneça de forma irregular. Vale lembrar que esse dinheiro que o Estado arrecada será revertido à população, por meio de políticas públicas", ressaltou Inácio Maciel, diretor-presidente do órgão.

Estão isentos de pagar o IPVA os carros de órgãos públicos, acima de dez anos de vida útil e de propriedade de deficientes físicos. Já os veículos com vida útil abaixo de dez anos, que somam uma frota de 116.139, em todo o Estado, têm a obrigatoriedade.

Segundo um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), o Estado do Amapá deve arrecadar R$ 56 milhões em 2015 com o recolhimento do IPVA. O prazo para pagamento à vista com desconto e para o acerto da primeira parcela encerrou no dia 16 de março. Além disso, os contribuintes tiveram a opção de pagar parcelado em até seis vezes.


De acordo com a Sefaz, mais de 50% dos contribuintes já efetuaram o pagamento do IPVA. Foi o caso do administrador de empresas Felipe Bento. "Eu procuro sempre quitar o meu em dia. É importante que todas as pessoas tenham esse entendimento", ressaltou.

Fiscalização
A fiscalização nas ruas e rodovias estaduais será massificada pelo Detran-AP a partir do início de setembro, com apoio da Polícia Militar, além de outras instituições ligadas ao trânsito. As barreiras serão montadas em pontos estratégicos. O veículo que estiver circulando de forma irregular estará sujeito à multa e apreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...