segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Desfile cívico estudantil surpreende moradores da zona norte de Macapá

A comunidade da zona norte de Macapá lotou as arquibancadas instaladas no início da Rodovia do Curiaú na tarde deste sábado, 12, para prestigiar o desfile cívico e militar em comemoração ao aniversário de 72 anos de criação do antigo Território Federal.

Dezoito escolas da rede estadual de ensino deram um show de criatividade e alegria ao abordar as peculiaridades dos 16 municípios do Estado do Amapá, através da música, esporte, dança e na representação dos projetos educacionais desenvolvidos nas unidades de ensino e por entidades.
O desfile cívico estudantil foi dividido em 5 pelotões, sendo o 1 º representado pelas bandeiras do Amapá, do Brasil e a de Macapá. Elas foram apresentadas pelas escolas estaduais Maria Neusa do Carmo, Rivanda Guimarães e Brasil Novo, respectivamente.

De acordo com a coordenadora do desfile da zona norte de Macapá, Arlene Favacho, as escolas do Estado estão na preparação para o desfile cívico desde o mês de abril. Com a temática "O jeito amapaense de ser: As identidades que encantam", Arlene destaca que os alunos puderam conhecer um pouco mais da cultura amapaense e suas tradições, além de exercitar o civismo que faz parte da educação.

"Todo o esforço é recompensado quando é observado que a mensagem chega ao público que prestigia o evento. Foi um desfile belíssimo que a população da zona norte pode também apreciar. O objetivo da organização do evento é levar o patriotismo para diversas áreas da cidade", pontuou.

Um dos grandes destaques do desfile que agitou o público foi a passagem da banda marcial Fanfarra da E.E Profª Ester da Silva Virgolino. Com 60 componentes, a banda coreografada apresentou muitos ritmos, o que arrancou aplausos e acalorou ainda mais o público.

Um dos integrantes da banda Fanfarra, Mauro Garcia, do 3º ano da E.E Profª Ester da Silva Virgolino, com um instrumento de sopro nas mãos, conta que os treinamentos remetem a 4 meses de ensaio e horas de dedicação e amor pela música.

"Nossa banda é considerada uma das melhores do Estado, gostamos do que fazemos. Estamos muito emocionados, fazemos de tudo para dar nosso melhor e ter o apoio do público. Pretendemos repetir o sucesso no próximo desfile, neste domingo 13, no sambódromo", comenta.
A secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, reiterou os agradecimentos a todos que colaboraram na organização e execução do desfile. "Quero parabenizar a todas as nossas escolas que não mediram esforços para se apresentar de forma maravilhosa e a população que abraçou o desfile cívico, bem como, o apoio integral do governador Waldez Goés", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...