quarta-feira, 7 de outubro de 2015

CERCA DE 400 MILITARES VÃO GARANTIR A SEGURANÇA DE FIÉIS NO CÍRIO 2015

Este ano o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP) contará com cerca de 400 militares para garantir a segurança e tranquilidade aos fiéis que vão acompanhar o Círio de Nazaré. Os trabalhos de prevenção iniciam na sexta-feira, 9, com a Romaria Fluvial, quando ocorre o translado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré de Macapá para o município de Santana. A programação encerra com a missa e Procissão das Luzes (Recírio), no dia 19, na Igreja Jesus de Nazaré.

A Operação Círio 2015 contará com ações de prevenção e combate a incêndio, salvamento e resgate, atendimento pré-hospitalar, vistorias técnicas e outras atividades realizadas pela corporação, a fim de que as festividades do Círio transcorram de forma segura.
Para as ações de prevenção, além de recursos humanos, o CBMAP utilizará viaturas de combate a incêndio, salvamento e resgate, embarcações, viaturas de apoio, rádios e kits de primeiros socorros.

Para o Círio Fluvial, que reúne um grande número de fiéis, a corporação terá 40 bombeiros militares, com o suporte de três lanchas resgate e o apoio de duas lanchas da Polícia Militar, além de cinco embarcações da Capitania dos Portos, dentre estas o Navio de Patrulha que terá quatro guarda-vidas. Cada embarcação do CBMAP e da PM/AP terá três guarda-vidas, além de sete militares na balsa que conduzirá a imagem, dentre estes um bombeiro militar médico, dois socorristas e quatro guarda-vidas.

Uma equipe com quatro mergulhadores de resgate do Corpo de Bombeiros vai reforçar o serviço de segurança. O aparato acompanhará todo o trajeto da Romaria Fluvial desde sua saída, da Rampa do Santa Inês, na orla de Macapá, até a chegada no Porto do Grego, no município de Santana. Toda atuação será voltada para segurança dos fiéis no embarque e desembarque.

Para a missa campal e procissão do Círio, no domingo, 11, a corporação mobilizará 229 bombeiros militares, que estarão munidos com pranchas de resgate, kits de primeiros socorros, extintores e rádios de comunicação. O serviço será acionado às 6h, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde será realizada a missa. Após a celebração, as equipes de serviço acompanharão toda a procissão que encerrará com a benção solene em frente à Igreja de São José.

Durante a procissão do Círio, os fiéis terão à disposição equipes médicas em três pontos do trajeto, localizados na Praça Nossa Senhora de Fátima, na lanchonete Divina Arte e a última atrás do Teatro das Bacabeiras, para atendimento de pessoas que necessitem de suporte médico.

Visando desenvolver um trabalho preventivo, o CBMAP, desde o início do mês de outubro, tem disponibilizado nas redes sociais uma cartilha contendo dicas de segurança aos fiéis que irão participar das romarias, com o intuito de instruí-los como proceder, e principalmente contribuir para que o Círio de 

Nazaré 2015 seja realizado sem ocorrências graves.
Algumas dicas de segurança do CBMAP:

1. Fazer uma boa alimentação antes de sair de casa;
2. Usar protetor ou bloqueador solar;
3. Usar sapatos e roupas leves e confortáveis;
4. Beber água antes e durante a procissão, para evitar casos de desidratação;
5. Não ingerir bebida alcoólica durante a procissão;
6. Não carregar objetos cortantes ou pontiagudos durante a procissão;
7. Não levar crianças e idosos para lugares de grande concentração de público;
8. Tome cuidado redobrado com as crianças, importante identificá-las com nome, endereço e telefone, utilizando um crachá, pulseira ou similar; além de orientá-las como proceder em tal situação.
9. Crianças perdidas devem ser entregues aos agentes públicos (Bombeiros, Policiais, Guarda Municipal, Defesa Civil do Estado e do Município);
10. Se for para a procissão utilizando veículo particular, desloque-se com antecedência, para fins de melhor estacionar;
11. Mantenha a calma, mesmo em momentos de aflição e evite forçar a passagem, empurrando quem está à frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...