sexta-feira, 6 de junho de 2014

Gestão Democrática na Educação: Comunidade elege diretores

 

 divulgação:
 Alunos, professores e a comunidade das escolas estaduais Deusolina Salles Farias, Augusto Antunes, Azevedo Costa, General Gonçalves Dias e Professor Antônio Messias viverão um momento histórico para a educação do Amapá; Eles, através do voto, elegerão o diretor de suas escolas, uma decisão, que antes cabia somente ao governador do Estado.

O projeto de Gestão Democrática era uma reivindicação da categoria desde 2007 e que virou lei no ano de 2010, sendo que, este ano, foi implementado pelo governador Camilo Capiberibe. "De forma democrática a comunidade escolar vai poder escolher quem ela acha que seja o melhor para conduzir sua escola", comentou o governador Camilo Capiberibe.

E, como eleição é coisa séria, o governador solicitou que tudo seja acompanhado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que inclusive cedeu às urnas eletrônicas para votação. O processo ocorre como uma eleição normal, onde os candidatos, em fase de propaganda eleitoral, apresentaram seus planos de ação para os três anos de mandato. Após o término da gestão, em outra eleição, os gestores poderão concorrer novamente aos cargos.

Os candidatos concorrerão em chapas compostas por diretor, diretor-adjunto e secretário escolar. A partir da escolha popular, no dia 12, será feita a homologação dos resultados e, no dia 13, uma lista tríplice, com as chapas mais votadas, será encaminhada ao governador do Estado para nomeação.

Durante o processo eleitoral, as escolas funcionarão normalmente e as aulas não serão prejudicadas. A votação está com horário previsto para iniciar a partir das 9:00h, com término às 21h, nas instituições que funcionam os três turnos.

Agência Amapá


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...