sexta-feira, 25 de julho de 2014

Ministério da Saúde avalia o programa “Mais Médicos” no Amapá

CID4-PRINCIPAL
O secretário especial da Saúde Indígena, Antônio Alves, representando o ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou nesta quinta-feira, 24, de um seminário de avaliação do programa Mais Médicos no Amapá. Alves relatou que o evento teve como objetivo avaliar os avanços alcançados e os desafios a serem superados desde a implantação do programa Mais Médicos no Brasil, no dia 8 de julho do ano passado. "É importante ouvirmos os secretários estaduais e municipais de Saúde, os prefeitos e, principalmente, os médicos que integram o programa para fazermos uma avaliação mais completa", pontuou.
O Amapá conta com 127 profissionais integrantes do programa Mais Médicos distribuídos nos 16 municípios com um impacto no atendimento de 438 mil pessoas em todo o Estado, de acordo com dados do Ministério da Saúde. A capital, Macapá, recebeu 56 médicos, 54 estrangeiros e dois brasileiros. O impacto no atendimento preventivo na atenção primária é de 193 mil pessoas para esse quantitativo de médicos.
O reflexo positivo da boa atuação dos médicos do programa, no Amapá, está ainda na sua alta produtividade em um ano. Em março de 2013, a quantidade de consultas de demanda agendada subiu de 539 para 2.310, com percentual de aumento de 328,6%; os atendimentos de diabetes subiram de 205 para 380 no mesmo período, com aumento percentual de 85,4%; e a quantidade de atendimento de hipertensão arterial foi de 617 para 991, com percentual de 60,6%.
A Secretaria de Estado da Saúde avaliou que a redução de quase 50% nos atendimentos ambulatórias no Hospital de Laranjal do Jari é reflexo claro dos primeiros resultados das ações desenvolvidas pelo município com o reforço dos seis médicos cubanos que aquela cidade ganhou. Os números apontam que, de janeiro a março de 2013, foram realizados 1.174 mil atendimentos ambulatoriais, enquanto que neste ano, no mesmo período, caíram para 593.
O médico cubano Aliesky Chaniano Consuegra, que atua em Tartarugalzinho, ressaltou que está muito satisfeito com o seu trabalho. Para ele, a infraestrutura do município é boa. As doenças mais prevalentes, conforme citou, são malária, leishmaniose, doenças sexualmente transmissíveis e problemas de gravidez na adolescência.
Na opinião de outro cubano, o médico Noel Dusac Tamajo, que trabalha em Oiapoque há sete meses, enquanto profissional da área ele tem contribuído para a melhoria do atendimento naquela região, inclusive nas aldeias indígenas. Noel diz que Oiapoque conta com 12 médicos, sete cubanos e seis brasileiros, o reflexo disso foi a melhoria no atendimento de média e alta complexidade no hospital.

Fonte : Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...