sexta-feira, 28 de novembro de 2014

BLACK FRIDAY JÁ FATUROU MAIS DE R$ 240 MILHÕES

Foto: Reuter
A Black Friday se consolidou como a data mais importante para o comércio eletrônico no Brasil. Em 2014, a expectativa do setor é de que as vendas na sexta-feira, 28 de novembro, ultrapassem a marca de R$ 1 bilhão pela primeira vez.

Em 2012, os principais problemas dos consumidores foram sobre fraudes nas promoções e propaganda enganosa. Foi quando se popularizou a expressão "o dobro pela metade do preço". Já em 2013, para apagar a imagem de "Black Fraude" e conquistar a confiança do consumidor as lojas virtuais aderiram ao código de ética da Black Friday com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara E-net). A iniciativa foi repetida em 2014 com a criação do selo "Black Friday Legal". 

O selo aparece nos sites de empresas que se comprometeram publicamente a oferecer descontos de verdade e não maquiar preços durante a promoção.

A maior parte dos problemas relatados por consumidores em 2013 foi sobre sites fora do ar ou dificuldade para fechar uma compra, segundo o portal Reclame Aqui. Para a edição de 2014, as empresas investem pesado em marketing e em infraestrutura de rede. A previsão do E-bit, empresa especializada em informações sobre o comércio eletrônico, é de que a Black Friday gere R$ 1,2 bilhão em vendas.

Reportagem: Cley Scholz, Gustavo Santos Ferreira, Ian Chicharo Gastim, Malena Oliveira, Mariana Congo e Yolanda Fordelone, do Economia & Negócios.

Estadão Conteúdo

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