quinta-feira, 23 de abril de 2015

Caesa retoma distribuição de produtos para tratamento de água no Bailique

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) retomou a distribuição de produtos químicos para o tratamento da água utilizada por famílias ribeirinhas do Arquipélago do Bailique e arredores das ilhas. No período de 11 a 18 foram feitos os cadastros, a distribuição e o reforço do trabalho para o manejo dos produtos químicos de 370 famílias das localidades.

Com o objetivo de atender as famílias carentes que precisam de suporte para o tratamento de água, esta primeira ação foi executada em parceria com a 114º Jornada Itinerante do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), que visitou as comunidades de Vila Progresso, Limão do Curuá, Itamatatuba e Ipixuna.

"As famílias procuravam o barco da Jornada Itinerante para realizar o cadastro, pois a chegada dos produtos químicos estava sendo muito esperada pelos moradores", contou a coordenadora de Trabalho Técnico e Social da Caesa, Vânia Mara.

Ao todo foram doados 500 litros de sulfato de alumínio e 50 caixas de hipoclorito de sódio. O sulfato de alumínio serve para tratar a água armazenada nas caixas d'águas e o hipoclorito de sódio é utilizado para o tratamento da água consumida como bebida e para o preparo de alimentos. A Caesa também reforçou as orientações de como utilizá-los corretamente. A estimativa é que o material distribuído dure pelo menos um mês.

A Caesa mantém o trabalho da distribuição de produtos químicos há 12 anos, e a partir desta viagem, já planeja as próximas visitas. "É uma ação de extrema importância e necessária para estas famílias, pois são produtos que auxiliam para melhorar a qualidade de vida dos moradores. A Companhia planeja realizar mensalmente estas visitas na região do Arquipélago".

A coordenadora da ação explicou que os produtos previnem muitos tipos de fungos, bactérias e doenças provenientes da ingestão da água que não é tratada, como diarreia e a diminuição da imunidade para combater doenças. "As crianças sempre são as mais afetadas por essa ingestão indevida de água contaminada, por isso a preocupação é dobrada com os menores", relatou Vânia Mara.

Kit domiciliar
A Coordenadoria de Trabalho Técnico e Social já está elaborando o projeto para retomar a entrega de Kits Domiciliares de Tratamento de Água, que está inativa desde a gestão passada. O projeto busca promover a inclusão social dos moradores que não são beneficiados com os serviços de abastecimento de água tratada.

Além do passo-a-passo com as informações necessárias para o uso dos produtos, o kit domiciliar contém: um vasilhame de 50 litros, para o depósito da água bruta; recipientes plásticos, para depositar produtos químicos; sulfato de alumínio, produto químico que possibilita a decantação da sujeira; cal hidratada, que corrige o ph (potencial de hidrogênio) da água; colher dosadora, para medição dos produtos; hipoclorito de sódio, para combater as bactérias; e paleta de madeira, agitador manual para dissolução dos produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...