quinta-feira, 30 de abril de 2015

Coordenadores discutem novas metas para o Pronatec no Amapá

Representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed), coordenadores e diretores dos centros profissionalizantes que gerem o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Amapá estiveram reunidos na noite de terça-feira, 28, no auditório do Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza para tratarem da abrangência do programa, organização da educação básica segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e as atribuições dos profissionais escolares, bem como a documentação e certificação do aluno.

De acordo com a coordenadora estadual do Pronatec/AP, Edicleuma Santana, o encontro também foi um momento de acolhimento aos profissionais que estão na ponta para receber o aluno que busca qualificação e inserção no mercado de trabalho. "Estamos unidos na busca da qualidade de ensino em nosso Estado e na melhoria do ensino profissional para oportunizar jovens a terem uma profissão e assim ajudar no desenvolvimento do local onde vivem", destacou.

Ainda segundo Santana, atualmente o Amapá conta com 11 centros profissionalizantes, que têm como ferramenta principal o Pronatec. Eles estão distribuídos pelos municípios de Macapá, Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari.

Também está em curso um estudo para avaliar as possibilidades para estender o programa aos demais municípios. Além disso, está previsto para o início da próxima semana o processo seletivo para a contratação de professores para atuarem no ensino técnico dirigido pelo Pronatec.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, os encontros alinham questões de gerenciamento do programa como, por exemplo, a planilha orçamentária, prestação de contas, indicadores para planejamentos futuros e a inclusão de programas como o Pronatec no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas.

"Todos devem entender de planejamento e os caminhos que precisamos avançar. O Pronatec é muito mais que uma formação, é uma oportunidade de jovens ingressarem no mercado de trabalho e afastarem-se de drogas, álcool e outras mazelas", destacou.

Pronatec

O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. Os cursos, financiados pelo Governo Federal são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...