sexta-feira, 17 de abril de 2015

Dia do Trabalhador terá ações gratuitas de cidadania à população, na Floriano Peixoto

O Governo do Estado do Amapá prepara uma extensa programação para comemorar o Dia do Trabalhador. E a Área da Cidadania estará presente no dia 1º de maio, na Praça Floriano Peixoto, das 8h às 14h. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e tem apoio direto das secretarias de governo, instituições federais e iniciativa privada.

Entre outros serviços gratuitos, serão oferecidos, por meio do Sine Central, o cadastro do trabalhador, intermediação de mão-de-obra e orientações. Uma tenda será montada em frente ao Sine para atender a população. "Vamos fazer a captação de vagas na hora, e se o trabalhador preencher o perfil da empresa será encaminhado à entrevista de emprego", explicou Paulo Brito, coordenador de Trabalho da Sete.

O Siac-Superfácil é outro parceiro do Dia do Trabalhador. A instituição estará presente com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Polícia Técnico-Científica e Sistema Único de Saúde (SUS). Serão feitas emissões de carteira de identidade (1º e 2ª vias), cartão do SUS e carteira de trabalho.

O Procon oferecerá orientação e distribuição de cartilhas educativas sobre os direitos e deveres dos consumidores. A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) levará para a praça ginástica aeróbica, jogos de travinha, embaixadas, dominó, dama, acerte o alvo e boliche. Em parceria com a Federação Amapaense de Atletismo, a Sedel também vai coordenar a Corrida do Trabalhador.

A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) fará o registro de ocorrências, preenchimento de boletins, orientações e apresentação de projetos sociais desenvolvidos pela instituição. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) vai expor mostra literária, reutilização de papel, painel de fotos com os projetos executados, vídeos, banners sobre educação ambiental, ações educativas e, ainda, a Agenda Verde, com informações sobre o Cadastro Ambiental Rural.

"São alguns dos serviços que serão oferecidos à população na área da cidadania. Temos outros parceiros que também vão participar com suas atividades dentro da programação do Dia do Trabalhador. É uma ação de governo que tem como tema central Respeito e Dignidade e o foco a Valorização do Trabalhador", esclareceu a secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Marciane do Espírito Santo.

Na Praça Floriano Peixoto, o cidadão terá acesso aos serviços nas áreas da Cidadania, Saúde, Educação e Lazer. Este ano, a programação será realizada também em Santana, das 19h às 22h, na Praça Cívica, com shows artísticos e feira de artesanato. Em frente à Casa do Artesão, o evento será das 19h às 22h, com shows e feira do artesanato.

A meta da coordenação do Dia do Trabalhador é atender 5.630 pessoas nos três pontos do evento, em Macapá e Santana, num total de 9.420 atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...