sexta-feira, 17 de abril de 2015

Dia do Trabalhador terá ações gratuitas de cidadania à população, na Floriano Peixoto

O Governo do Estado do Amapá prepara uma extensa programação para comemorar o Dia do Trabalhador. E a Área da Cidadania estará presente no dia 1º de maio, na Praça Floriano Peixoto, das 8h às 14h. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e tem apoio direto das secretarias de governo, instituições federais e iniciativa privada.

Entre outros serviços gratuitos, serão oferecidos, por meio do Sine Central, o cadastro do trabalhador, intermediação de mão-de-obra e orientações. Uma tenda será montada em frente ao Sine para atender a população. "Vamos fazer a captação de vagas na hora, e se o trabalhador preencher o perfil da empresa será encaminhado à entrevista de emprego", explicou Paulo Brito, coordenador de Trabalho da Sete.

O Siac-Superfácil é outro parceiro do Dia do Trabalhador. A instituição estará presente com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Polícia Técnico-Científica e Sistema Único de Saúde (SUS). Serão feitas emissões de carteira de identidade (1º e 2ª vias), cartão do SUS e carteira de trabalho.

O Procon oferecerá orientação e distribuição de cartilhas educativas sobre os direitos e deveres dos consumidores. A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) levará para a praça ginástica aeróbica, jogos de travinha, embaixadas, dominó, dama, acerte o alvo e boliche. Em parceria com a Federação Amapaense de Atletismo, a Sedel também vai coordenar a Corrida do Trabalhador.

A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) fará o registro de ocorrências, preenchimento de boletins, orientações e apresentação de projetos sociais desenvolvidos pela instituição. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) vai expor mostra literária, reutilização de papel, painel de fotos com os projetos executados, vídeos, banners sobre educação ambiental, ações educativas e, ainda, a Agenda Verde, com informações sobre o Cadastro Ambiental Rural.

"São alguns dos serviços que serão oferecidos à população na área da cidadania. Temos outros parceiros que também vão participar com suas atividades dentro da programação do Dia do Trabalhador. É uma ação de governo que tem como tema central Respeito e Dignidade e o foco a Valorização do Trabalhador", esclareceu a secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Marciane do Espírito Santo.

Na Praça Floriano Peixoto, o cidadão terá acesso aos serviços nas áreas da Cidadania, Saúde, Educação e Lazer. Este ano, a programação será realizada também em Santana, das 19h às 22h, na Praça Cívica, com shows artísticos e feira de artesanato. Em frente à Casa do Artesão, o evento será das 19h às 22h, com shows e feira do artesanato.

A meta da coordenação do Dia do Trabalhador é atender 5.630 pessoas nos três pontos do evento, em Macapá e Santana, num total de 9.420 atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moradores da Avenida 15 de Novembro no bairro do Paraíso sofrem com alagamentos constantes

Por Iran Froes Moradores da Avenida 15 de novembro, no bairro Paraíso, no perímetro das ruas Osvaldo Cruz e Padre Vitório Ga...