quinta-feira, 23 de abril de 2015

O TRADICIONAL FESTIVAL DO AÇAÍ NO MUNICÍPIO DE AMAPÁ INICIA NO PRÓXIMO DIA 30


Realizado na comunidade de Piquiá, no município de Amapá, o Festival do Açaí é uma festa tradicional que movimenta a cultura e economia local. Este ano o evento inicia no dia 30 de abril com encerramento no dia 2 de maio e conta com exposições, atrações culturais e vendas de iguarias feitas de açaí. Em sua 7ª edição o festival espera receber mais de dois mil visitantes.

O Festival do Açaí é uma parceria entre governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Amapá. Durante os três dias de evento o visitante poderá saborear cerca de 15 pratos feitos a partir do açaí(geléias, tortas, pudim, entre outros), além de comprar o produto de alta qualidade.

Para assegurar o bom manejo do fruto, os batedores de açaí passaram por capacitações realizadas pela Agência de Fomento do Amapá (Afap), que também liberou uma linha de crédito para os produtores de açaí. A medida visa aumentar a produção para a festividade.

A expectativa da organização do evento é que o festival desse ano seja recorde de público e de produção. "O açaí é a cara do amapaense e já faz parte do nosso dia a dia. Esperamos um grande público que vai apreciar toda a diversidade cultural e gastronômica", conta o secretário municipal de Turismo, Desporto e Lazer, Renato Marques.

De acordo com Marques, ano passado o festival recebeu dois mil visitantes, entre eles turistas franceses. "Os franceses gostaram muito e até levaram açaí. Agradecemos o apoio do Estado através da Afap e da Secult", frisou.

A secretaria de Estado da Cultura (Secult) reafirmou o apoio a festividade que recebe visitantes de todo o Estado e movimenta a economia de Amapá, Calçoene, Oiapoque e Pracuuba. "Estamos providenciando o apoio com infraestrutura, pois o Festival do Açaí é um evento tradicional que fomenta a economia, turismo e cultura da região", disse o secretário de Estado da Cultura, Disney Silva.

A programação conta com visitas às plantações de açaí, feira de artesanato e vendas de iguarias. No dia 2 de maio acontece a escolha do melhor catador, rainha do açaí e a melhor barraca. Durante as três noites de evento também acontecerão shows gratuitos.

História
O Festival do Açaí foi criado em 2009 com o intuito de conscientizar a população para preservação do meio ambiente. Na comunidade do Piquiá, onde ocorre a festividade, existe uma floresta com madeiras de lei que estava sendo desmatada pelos próprios moradores para garantir o sustento da família. Os moradores não preocupavam-se com a utilização sustentável da floresta. Um pequeno grupo decidiu organizar o primeiro Festival do Açaí. 

Desde que foi criado, o evento passou por diversas mudanças e tornou-se referência no Estado. Atualmente a produção de açaí é uma dos principais meios de sustento dos moradores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...