quinta-feira, 14 de maio de 2015

Abandono: Moradores da Ilha de Santana denunciam problemas e vereador cobra solução

A Câmara de Vereadores de Santana discutiu e aprovou oito requerimentos que beneficiam o distrito da Ilha de Santana. As matérias de autoria do vereador Richard Madureira (PT), cobram da Prefeitura de Santana melhorias como regularização da coleta de lixo, manutenção de vias, trapiches e serviços de saúde.Os pedidos foram apresentados na Câmara após visita do vereador na comunidade com o Gabinete Itinerante, que recebeu dezenas de denúncias sobre a ausência de ações e serviços públicos no distrito.

De acordo com o parlamentar, as proposituras apresentadas refletem as dificuldades e anseios de um povo que enfrenta diariamente a ausência do poder público. A Casa aprovou também o requerimento que solicita à Prefeitura de Santana, o debate junto aos moradores e órgãos responsáveis, sobre o Plano de Ordenamento Urbano Territorial e Ambiental. 

“A discussão deve ocorrer em função do crescimento desordenado, desmatamento, invasões e especulações imobiliárias em decorrência da implantação da fábrica de soja, fatos que tem afetado diretamente a comunidade com problemas sociais, ambientais e de saúde pública” denunciou o vereador.

Richard Madureira ressaltou que é preciso lembrar que a Ilha de Santana representa o início da história do município e o que separa a comunidade da sede é apenas o rio, porém, as dificuldades enfrentadas são as mesmas e até piores. “Estamos cobrando do poder público maior presença e principalmente ações efetivas para melhorar a vida dos moradores do distrito” enfatizou o vereador.

Outra reivindicação dos moradores da Ilha de Santana é a falta de médicos e medicamentos. Em busca de solução para o problema, o parlamentar também propôs a elaboração de um estudo de viabilidade para implantação na Unidade de Saúde da Ilha de Santana, um sistema de atendimento 24h.

A dona de casa Rizoneide dos Santos relatou ao vereador, a falta de respeito com que os moradores são tratados pelos servidores da única Unidade de Saúde existente no distrito. Segundo a moradora, não há médicos para atender, nem medicamentos para suprir a demanda dos pacientes. 

Os problemas vão além, agricultores cobram da Prefeitura de Santana o pagamento do fornecimento de produtos, como a polpa fornecida para o abastecimento da rede escolar na rede municipal e trabalhadores denunciam o abandono ramais do distrito, principais acessos para o transporte de estudantes da comunidade. 

Acompanhe os requerimentos aprovados:
Requerimento Nº 186/15 – Requer à Prefeitura de Santana, que sejam realizadas limpeza e manutenção das ruas e avenidas do distrito Ilha de Santana.

Requerimento Nº 187/15 – Requer à Prefeitura de Santana que seja debatido com a comunidade de Ilha de Santana e órgãos competentes, um Plano de Ordenamento Urbano, Territorial e Ambiental.

Requerimento Nº 188/15 – Requer à Prefeitura de Santana, que seja firmado convenio com a empresa Correios para que possa atender a população da Ilha de Santana.

Requerimento Nº 189/15 – Requer à Prefeitura de Santana, que seja efetuado o pagamento dos agricultores da Ilha de Santana, que fornecem polpas para a merenda escolar.

Requerimento Nº 190/15 – Requer à Prefeitura de Santana, a elaboração de um estudo de viabilidade e implantação da Unidade de Saúde da Ilha de Santana.

Requerimento Nº 191/15 – Requer à Prefeitura de Santana, que seja regularizado a coleta de lixos domésticos na Ilha de Santana.

Requerimento Nº 192/15 – Requer à Prefeitura de Santana, que sejam realizados serviços de recuperação do Trapiche da rua Ulisses Guimarães do distrito Ilha de Santana.

Requerimento Nº 193/15 – Requer à Prefeitura de Santana, que seja colocado em funcionamento a Fábrica de Polpas da Ilha de Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...