quinta-feira, 14 de maio de 2015

Amapá prepara programação especial no Dia Mundial de Doação de Leite Materno

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) realizará uma programação especial para marcar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado no dia 19 de maio.

As atividades acontecerão no Centro Cultural Franco Amapaense,no Centro da capital, de 8h às 12h. Durante a manhã, as mães doadoras e os bebês serão homenageados com atividades culturais, orientações de Shantala - técnica de massagem milenar para ser aplicada em bebês - e apresentação de Sling - dança materna que utiliza carregador, voltada à atenção integral à mãe e ao bebê.
Essa será uma oportunidade de valorizar a doação de leite humano e a importância do leite materno para a saúde dos bebês. "A doação domiciliar é maior em volume, mas a doação interna representa maior percentual do leite colostro; produzido até o sétimo dia de nascimento, o qual possui alto valor imunológico", afirmou a farmacêutica bioquímica do BLH, Flávia Patriny Santos.

No dia 20 de maio, o Banco de Leite Humano fará uma exposição com orientações e panfletagem sobre aleitamento e doação do leite materno em um shopping da cidade, a partir das 17h30, além de apresentação de dança Sling.

Em abril deste ano, o BLH realizou 1.752 atendimentos, 234 visitas domiciliares, atendeu 308 doadoras e alimentou 180 bebês (entre crianças alimentados com o leite da própria mãe e pasteurizado), com 184 litros de leite coletados e 93 litros distribuídos. No mês de maio, o Banco de Leite Humano conta com 87 doadoras domiciliares.

Referência
Há 12 anos, o BLH estimula o aleitamento materno e a doação de leite humano no Amapá. O trabalho já foi reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) com o Certificado Excelência em Bancos de Leite Humano, categoria Ouro.

Fundado em 24 de outubro de 2003, o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia é o único desse modelo no Amapá e, por isso, atende, ainda, a demanda de outras unidades particulares de saúde dos 16 municípios do Estado.

O Banco de Leite Humano está localizado na Rua Jovino Dinoá esquina com a Avenida FAB, anexo do Hospital da Mulher Mãe Luzia, no Centro de Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moradores da Avenida 15 de Novembro no bairro do Paraíso sofrem com alagamentos constantes

Por Iran Froes Moradores da Avenida 15 de novembro, no bairro Paraíso, no perímetro das ruas Osvaldo Cruz e Padre Vitório Ga...