quinta-feira, 14 de maio de 2015

Amapá prepara programação especial no Dia Mundial de Doação de Leite Materno

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) realizará uma programação especial para marcar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado no dia 19 de maio.

As atividades acontecerão no Centro Cultural Franco Amapaense,no Centro da capital, de 8h às 12h. Durante a manhã, as mães doadoras e os bebês serão homenageados com atividades culturais, orientações de Shantala - técnica de massagem milenar para ser aplicada em bebês - e apresentação de Sling - dança materna que utiliza carregador, voltada à atenção integral à mãe e ao bebê.
Essa será uma oportunidade de valorizar a doação de leite humano e a importância do leite materno para a saúde dos bebês. "A doação domiciliar é maior em volume, mas a doação interna representa maior percentual do leite colostro; produzido até o sétimo dia de nascimento, o qual possui alto valor imunológico", afirmou a farmacêutica bioquímica do BLH, Flávia Patriny Santos.

No dia 20 de maio, o Banco de Leite Humano fará uma exposição com orientações e panfletagem sobre aleitamento e doação do leite materno em um shopping da cidade, a partir das 17h30, além de apresentação de dança Sling.

Em abril deste ano, o BLH realizou 1.752 atendimentos, 234 visitas domiciliares, atendeu 308 doadoras e alimentou 180 bebês (entre crianças alimentados com o leite da própria mãe e pasteurizado), com 184 litros de leite coletados e 93 litros distribuídos. No mês de maio, o Banco de Leite Humano conta com 87 doadoras domiciliares.

Referência
Há 12 anos, o BLH estimula o aleitamento materno e a doação de leite humano no Amapá. O trabalho já foi reconhecido pelo Ministério da Saúde (MS) com o Certificado Excelência em Bancos de Leite Humano, categoria Ouro.

Fundado em 24 de outubro de 2003, o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia é o único desse modelo no Amapá e, por isso, atende, ainda, a demanda de outras unidades particulares de saúde dos 16 municípios do Estado.

O Banco de Leite Humano está localizado na Rua Jovino Dinoá esquina com a Avenida FAB, anexo do Hospital da Mulher Mãe Luzia, no Centro de Macapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...