quarta-feira, 13 de maio de 2015

Afap volta a ofertar linhas de crédito exclusivas para servidores públicos

A Agência de Fomento do Amapá (Afap) retomou as linhas consignadas Afap Construir e Servidor Informatizado. Reformulados, os financiamentos são exclusivos para funcionários públicos do quadro efetivo do governo do Estado, Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual. A linha de crédito está disponível desde segunda-feira, 11.

Com a reformulação, a taxa de juros que era de 0,9% a.m. foi reajustada para 1,5% a. m. A mudança foi necessária porque os juros anteriores não conseguiam cobrir os custos operacionais das linhas consignadas. Por outro lado, o reajuste também aconteceu em função dos aumentos recorrentes da taxa básica de juros, que vem sofrendo altas consecutivas pelo Banco Central.

"Tivemos que reajustar porque a Afap não pode praticar uma taxa de juros abaixo daquilo que é regulamentado pelo Banco Central. Ainda assim, continuamos oferecendo uma das taxas mais baixas do mercado", explica o presidente da Afap Francisco Assis.

Além de pagar uma taxa de juros mais baixa que em outras instituições bancárias, o cliente da Afap também adquire o produto pelo preço da compra à vista. Funciona assim: o servidor faz o orçamento em um estabelecimento credenciado, em seguida o apresenta na Afap para receber uma carta de crédito, depois já pode adquirir o objeto na loja. O fornecedor recebe o pagamento integral da Afap.

"É vantajoso para os dois lados. O servidor compra o produto com desconto, paga em prestações suaves e o fornecedor recebe o pagamento integral em pouco tempo. É uma maneira de atender o servidor na sua necessidade e fomentar o comércio local", diz o presidente da Afap.

Linhas

Com limite de até R$ 20 mil e prazo de até 36 meses, a linha Afap Construir tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento do setor da construção civil no Estado, por meio de financiamento de itens de construção civil, para construção, reforma e ampliação de obras civis.

Já o Servidor Informatizado garante a aquisição de equipamentos e itens da tecnologia da informação e software, para atender às necessidades de pesquisa, comunicação, desenvolvimento pessoal e profissional. A linha tem limite de R$10 mil e prazo de até 36 meses.

Para os servidores do quadro efetivo do Estado, os descontos são feitos em folha de pagamento, mediante autorização expressa do servidor e anuência da Administração Pública por meio do sistema E-Consig. Já os descontos dos funcionários do Tribunal de Justiça e Ministério Público são feitas por meio de um documento de autorização de consignação em folha de pagamento.

Os servidores interessados nos financiamentos do Afap Construir e Servidor Informatizado devem procurar a Agência de segunda à sexta-feira, no horário de 9h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Moradores da Avenida 15 de Novembro no bairro do Paraíso sofrem com alagamentos constantes

Por Iran Froes Moradores da Avenida 15 de novembro, no bairro Paraíso, no perímetro das ruas Osvaldo Cruz e Padre Vitório Ga...