quarta-feira, 13 de maio de 2015

Afap volta a ofertar linhas de crédito exclusivas para servidores públicos

A Agência de Fomento do Amapá (Afap) retomou as linhas consignadas Afap Construir e Servidor Informatizado. Reformulados, os financiamentos são exclusivos para funcionários públicos do quadro efetivo do governo do Estado, Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual. A linha de crédito está disponível desde segunda-feira, 11.

Com a reformulação, a taxa de juros que era de 0,9% a.m. foi reajustada para 1,5% a. m. A mudança foi necessária porque os juros anteriores não conseguiam cobrir os custos operacionais das linhas consignadas. Por outro lado, o reajuste também aconteceu em função dos aumentos recorrentes da taxa básica de juros, que vem sofrendo altas consecutivas pelo Banco Central.

"Tivemos que reajustar porque a Afap não pode praticar uma taxa de juros abaixo daquilo que é regulamentado pelo Banco Central. Ainda assim, continuamos oferecendo uma das taxas mais baixas do mercado", explica o presidente da Afap Francisco Assis.

Além de pagar uma taxa de juros mais baixa que em outras instituições bancárias, o cliente da Afap também adquire o produto pelo preço da compra à vista. Funciona assim: o servidor faz o orçamento em um estabelecimento credenciado, em seguida o apresenta na Afap para receber uma carta de crédito, depois já pode adquirir o objeto na loja. O fornecedor recebe o pagamento integral da Afap.

"É vantajoso para os dois lados. O servidor compra o produto com desconto, paga em prestações suaves e o fornecedor recebe o pagamento integral em pouco tempo. É uma maneira de atender o servidor na sua necessidade e fomentar o comércio local", diz o presidente da Afap.

Linhas

Com limite de até R$ 20 mil e prazo de até 36 meses, a linha Afap Construir tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento do setor da construção civil no Estado, por meio de financiamento de itens de construção civil, para construção, reforma e ampliação de obras civis.

Já o Servidor Informatizado garante a aquisição de equipamentos e itens da tecnologia da informação e software, para atender às necessidades de pesquisa, comunicação, desenvolvimento pessoal e profissional. A linha tem limite de R$10 mil e prazo de até 36 meses.

Para os servidores do quadro efetivo do Estado, os descontos são feitos em folha de pagamento, mediante autorização expressa do servidor e anuência da Administração Pública por meio do sistema E-Consig. Já os descontos dos funcionários do Tribunal de Justiça e Ministério Público são feitas por meio de um documento de autorização de consignação em folha de pagamento.

Os servidores interessados nos financiamentos do Afap Construir e Servidor Informatizado devem procurar a Agência de segunda à sexta-feira, no horário de 9h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...