quarta-feira, 13 de maio de 2015

Maternidade Mãe Luzia já dispõe de vacina que evita má formação do bebê

O Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) já disponibiliza, para as pacientes internadas na maternidade, a vacina Rogan, que evita a má formação do bebê quando ele possui incompatibilidade de fator Rh (tipagem sanguínea) com a mãe. A imunização serve, ainda, para impedir males à grávida.

A vacina Rogan (gamaglobulina anti-Rh) é indicada a partir de 28 semanas de gestação até 32 semanas. A proteção evita a má formação do feto devido ao tipo sanguíneo, óbito intrauterino, entre outras complicações. Na prática, a vacina é indicada quando a mãe e o pai do bebê possuem tipagens sanguíneas com fator Rh diferentes - positivo e negativo. Quando isto ocorre, o sangue do bebê funciona como um "corpo estranho" dentro da mãe.

"A incompatibilidade acontece muito, a partir do segundo filho. No primeiro filho é mais difícil de acontecer. A vacina pode, ainda, ser aplicada na mãe até 72 horas após o nascimento do bebê", afirmou a diretora da Maternidade Mãe Luzia, Nirce Carvalho da Silva.

Ela explica que a maternidade também disponibiliza a vacina Rogan para outros hospitais. "O ideal seria que essa vacina dada com 28 semanas de gestação fosse disponibilizada nos postos de saúde. Quando temos essa vacina disponível para o público externo, aplicamos em pacientes do pré-natal, pois se trata de um caso sério", reiterou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...