quinta-feira, 14 de maio de 2015

DEFENSORIA PÚBLICA FAZ MAIS DE 500 ATENDIMENTOS NO IAPEN

A Defensoria Geral do Estado do Amapá (Defenap) resolveu prorrogar até sexta-feira, 15, o mutirão carcerário no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Desde o dia 23 de abril, a ação está ocorrendo no Iapen e já prestou mais de 500 atendimentos, promovendo a preservação da lei e da constituição aos apenados.

Segundo o defensor-geral do Estado, Horácio Maurien, o mutirão deveria encerrar no dia 8 de maio, entretanto, devido à grande procura dos internos por orientações, a Defenap observou a necessidade de estender por mais uma semana a ação. " Houve um aumento significativo de atendimentos aos internos. Até agora, foi possível atender 250 processos de execução criminal e 250 de penal", explicou.

Durante a ação, estão sendo analisados processos de internos que cumprem pena em regime fechado, semiaberto, e aberto; apenados dos que estão em liberdade condicional e os que cumprem penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade.

"A experiência da realização do mutirão no Iapen demonstrou a importância do trabalho em equipe, na medida em que foi possível analisar todos os processos criminais nos quais o réu está preso durante o processo. Com isso, reafirma-se a necessidade de realizar com mais frequência outros mutirões, os quais auxiliam os colegas e proporcionam um retorno da instituição aos assistidos", analisou Maurien.

O mutirão carcerário é uma iniciativa da Defenap, e têm o objetivo de anteceder o mutirão que é promovido no fim do ano em todo o país, através do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de desafogar o excesso de processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...