sexta-feira, 8 de maio de 2015

Um dia depois do sinistro, situação em Ferreira Gomes está estável

A Coordenação Estadual da Defesa Civil e a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), divulgaram, na tarde desta sexta-feira, 8, novo boletim sobre a situação no município de Ferreira Gomes, que foi inundado na quinta-feira, 7. O quadro, um dia depois da equipe do Governo do Estado começar a intervir, é estável e o Rio Araguari recuou.

A cidade não está mais alagada. O nível do rio baixou consideravelmente, até 17h. Após atingir 5,20m na régua de medição na última quinta-feira, nesta sexta o afluente está na altura de 3,70m, uma redução de 1,5m, o que é considerado normal. O que existe são pontos na parte baixa da cidade onde a água ainda não escoou.

Água e energia

O fornecimento de água foi regularizado no município, após a companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) fazer a substituição do motor do sistema de distribuição. Toda a cidade voltou a receber água tratada. A orientação da companhia é que o cidadão deixe a torneira ligada por 30min para eliminar a água barrenta.

A energia elétrica também foi reestabelecida em todas as localidades. Conforme o nível do rio foi baixando, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) realizou o serviço de religação do sistema.

Vítimas

No decreto de Estado de Emergência do município foram contabilizadas 1.400 pessoas vítimas da inundação. Até o momento, foram identificadas 350 residências atingidas pelo sinistro. Ao todo, 44 famílias estão em abrigos, totalizando 227 pessoas desabrigadas. Dessas, 21 famílias estão abrigadas na Creche Municipal Sara Salomão, totalizando 115 pessoas. Outras 18 na Escola Municipal João Freire Cordeiro estão abrigadas, sendo 95 pessoas atingidas e mais 5 famílias alojadas na Escola Municipal Pastor Jaci Torquato, contando 17 pessoas.

Os dados ainda não computam as famílias ribeirinhas. Uma equipe da Defesa Civil faz o levantamento das vítimas ao longo do Araguari. Os trabalhos de remoção dos desabrigados e desalojados também prosseguem. A Defesa está monitorando os abrigos e o nível do rio. Estão ocorrendo visitas constantes para monitorar as represas de Coaracy Nunes e Caldeirão, para avaliar a possibilidade de novos riscos. Apesar da situação ter sido amenizada, o alerta continua.

Assistência Social

A Sims continua prestando atendimento às vítimas. Colchões e refeições são distribuídos nos abrigos e os kits higiênicos, reabastecidos. Toda assistência necessária está sendo providenciada para que não falte nada as vítimas da enchente. O policiamento no município também foi reforçado para evitar que as casas atingidas sejam saqueadas.

Para Nelma Silva, uma das vítimas da inundação, o socorro veio rápido e o serviço prestado pelas equipes do Governo do Amapá tem sido essencial. Ela conseguiu sair de casa apenas com a roupa do corpo. "Eu perdi tudo que tinha em questão de segundos. Sai com o meu marido e os meus setes filhos, é muito triste essa situação. Ainda bem que estamos recebendo assistência, isso é a única coisa que temos, não sei como estaríamos se não fossemos amparados pelo governo", relatou.

As equipes de governo continuam em Ferreira Gomes. Também foram deslocadas equipes ao município de Cutias do Araguari, parcialmente atingido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...