segunda-feira, 8 de junho de 2015

Cavalo de Aço consegue reduzir em 27% número de ocorrências no primeiro final de semana da operação

Dados divulgados na manhã desta segunda-feira, 8, pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostraram a redução do número de diversos tipos de ocorrência no primeiro fim de semana da Operação Cavalo de Aço. O comparativo foi feito com os dias 29 e 30 de maio, sexta-feira e sábados anteriores.

A ação, que envolveu só na capital 426 policiais entre militares e civis do Estado, contou ainda com o reforço de agentes da Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Guarda Municipal, Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A operação abrangeu diversos pontos das Zonas Norte e Sul de Macapá. Já no interior, a ação ocorreu em Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari, Oiapoque, Mazagão, Tartarugalzinho e Calçoene. Nestes municípios, o efetivo aplicado foi de 256 servidores, com 89 viaturas empregadas em todo o Estado.

Logo no primeiro dia, em Macapá, 235 motos - tipo de veículo que foi o principal foco de atuação - foram abordadas. Nos demais municípios onde a operação ocorreu foram 271 abordagens, totalizando em todo o Estado 506 motocicletas. O número de motos apreendidas foi maior no interior: 16. E em Macapá foram 8 apreensões. Já no sábado, 6, o total de abordagens a motos subiu para 956 em todo o Estado.

No quadro geral, em comparação ao final de semana anterior, quando a Cavalo de Aço ainda não havia sido empregada, a redução foi de 27,1%. Nos dias 29 e 30, as ocorrências chegaram a 376, com a liderança dos crimes contra o meio ambiente (aparelhos de sons com volume alto) que marcaram 180 incidências. Com a operação em atividade o total caiu 274 ocorrências, também com os crimes contra o meio ambiente e perturbação do sossego à frente, com 120 registros.

Infrações, crimes e acidentes de trânsito também apresentaram queda, de 17 para 10 casos. Os crimes contra o patrimônio (furtos e assaltos) foram os únicos que apresentaram alta, passando de 14 para 21 ocorrências.

Para o secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Gastão Calandrini, que acompanhou de perto os trabalhos, a operação surtiu efeito significativo. "Nosso objetivo maior é a prevenção e a integração entre os órgãos, isso vai ser uma constante no combate à criminalidade", afirmou o secretário. Segundo ele, a operação vai continuar em outros fins de semana e feriados prolongados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...