segunda-feira, 8 de junho de 2015

Vigilância em Saúde começa a planejar ações para o combate à hanseníase e tuberculose

Com o objetivo de apresentar indicadores e planejar as ações do próximo semestre de 2015, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Amapá (CVS) realizou, nesta segunda-feira, 8, uma reunião técnica com representantes e coordenadores dos Agravos de Hanseníase e Tuberculose dos 16 municípios do Estado.

O encontro tratou, ainda, da Campanha Nacional de Geo-Helmentiase (hanseníase, verminoses, tracoma e esquistossomose), que deverá ser lançada no próximo semestre. Também foi tratada a implantação do teste rápido de hanseníase pela equipe do Laboratório Central do Amapá (Lacen). A reunião, que faz parte do calendário do Programa Estadual de Combate à Tuberculose e Hanseníase, ocorreu no auditório da CVS.

Segundo Rosangela Gurjão os tratamentos destas doenças precisam ser fortalecidos por meio da capacidade técnica dos profissionais de saúde. "São estes que tem o primeiro contato com os pacientes por meio das notificações realizadas. A CVS está trabalhando de forma integrada com os 16 municípios do estado", declarou.

Ela lembra que as duas doenças têm cura e podem ser tratadas nas unidades de saúde, mas um dos principais problemas é a demora no diagnóstico. A CVS prepara os profissionais de saúde para que possam identificar e encaminhar os pacientes ao tratamento o mais rápido possível, evitando complicações e sequelas.

Sintomas
Pode ser tuberculose: tosse com secreção por mais de quatro semanas; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna e perca de peso acentuado.

Pode ser hanseníase: machas esbranquiçadas ou vermelhas que não coçam, não doem, provocam dormência, perda de pelo no local da mancha. Em casos de suspeita, procure a Unidade de Saúde, mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...