segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CERCA DE 80 ALUNOS PARTIPARAM DA OLIPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA

A seletiva estadual da 5ª Edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) aconteceu neste sábado, 22, em um Shopping no Centro de Macapá e reuniu cerca de 80 alunos de escolas da rede estadual de ensino, privada e do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

O evento tem o objetivo de divulgar a robótica, suas aplicações e tendências, estimulando o estudo, a investigação, o aprendizado e a formação de alunos capazes de lidar com a tecnologia de robôs móveis inteligentes, e principalmente, familiarizados com a cultura tecnológica.

Para quem prestigiou as invenções ficou impressionado com a dedicação e o interesse dos alunos/competidores. Foi o caso do engenheiro civil, Antônio Marco, que estava acompanhado da família em passeio pelo shopping. "Essa é uma oportunidade de apresentar novas áreas de estudo ao meu filho, Alberto, que já demonstra interesse pela robótica", afirmou.

Ao todo foram 14 equipes com três rodadas para a seleção, alguns critérios estavam sendo avaliados como inovação, elegância, dedicação, robustes e estreantes. Os participantes receberam medalhas, mas somente duas equipes irão representar o Estado Amapá. Os ganhadores são de escolas particulares representando o ensino fundamental e médio.

A Escola Estadual Mineco Hayashida , do município de Laranjal do Jari teve destaque ficando na segunda colocação. A aluna do 1º ano da instituição, Hávila das Neves, integrante da equipe, disse que a colocação os estimula ainda mais para novas competições.

De acordo com uma das coordenadoras da seletiva estadual da 5ª Edição da Olimpíada Brasileira de Robótica, Simone Nascimento, o evento mostra o empenho de pais, alunos e professores todos envolvidos na competição.

"São alunos que tem todo um trabalho prévio de dedicação. O desafio desta edição era montar um robô que resgatasse uma vida, simulado por uma pequena bola. O evento incentiva o aluno a pensar, refletir e ampliar os olhares para a questão da robótica educativa", disse.

Os representantes do Estado do Amapá seguirão para a competição nacional que acontecerá de 28 de outubro a 1º de novembro, em Uberlândia, Minas Gerais. E posteriormente, para a etapa internacional que acontecerá na Alemanha em 2016.
 
A competição acontece desde 2011 no Amapá e é promovida pelo Centro de Atividades de Altas Habilidades e Superlotação (CAAHS), com a parceria da Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...