segunda-feira, 17 de agosto de 2015

PREVISÃO DO TEMPO APONTA OUTUBRO SERÁ O MÊS MAIS QUENTE DO ANO

O calor no Amapá está intenso e a tendência é que as temperaturas aumentem a cada dia. O Núcleo de Meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) tem registrado temperaturas que variam de 33 a 35 graus, e de acordo com a previsão do tempo, a temperatura deve ultrapassar os 36 graus em outubro.

A sensação térmica é bem maior. Principalmente, devido os fatores como vento, umidade, chuva, além das condições do terreno. No centro da cidade, por exemplo, devido a concentração de prédios e grande movimento, a impressão é que os termômetros ultrapassaram os 40 graus. Nas áreas mais ventiladas, como a orla e as ruas mais amplas, o calor diminui.

Neste mês de agosto o calor ainda será amenizado pelas pancadas de chuvas que deverão ocorrer com frequência. Como foi registrado na noite da última quarta-feira, 12, na capital.

Chuvas rápidas, fortes e acompanhadas de ventania. Há previsão de chuvas também na região sul do Amapá, principalmente em Laranjal do Jari e Vitória do Jari. Mas, a partir de setembro o sol e o calor intenso serão fatores predominantes.

 Ainda assim, o gerente do Núcleo de Meteorologia do Iepa, Jefferson Vilhena, explica que 2015 não é o ano mais quente, como tem sido veiculado. "O pico máximo registrado no Estado ocorreu em 2010, com temperaturas que chegaram até 37 graus. E claro, a sensação de calor era ainda maior. Mas, é válido ressaltar, que não registramos a sensação térmica, porque esse fator depende muito de cada localização".

O Amapá conta com três estações meteorológicas em Oiapoque, duas em Porto Grande, uma em Serra do Navio, duas em Macapá, uma em Laranjal do Jari e uma em Tartarugalzinho, que servem para o mapeamento diário das regiões do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...