sexta-feira, 24 de junho de 2016

ELEIÇÕES 2016: Candidatos devem ficar atentos aos limites de gastos durante a campanha eleitoral

Os candidatos aos cargos de prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano devem ficar atentos aos limites de gastos durante a campanha eleitoral. O alerta é dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base nas alterações promovidas pela Reforma Eleitoral 2015 (Lei nº 13.165). As tabelas com os valores por município estão anexadas na Resolução n° 23.459, no link “normas e documentações” das Eleições 2016, disponível no site do tribunal.
candidatos-devem-estar-atentos-para-os-gastos540x304_00315aicitono_1almtkp6r9fh1ac41guh1los15paa





















“O teto máximo das despesas será definido com base nos maiores gastos declarados na circunscrição eleitoral anterior, ou seja, nas Eleições Municipais de 2012”, explicou Eron Pessoa, assessor-chefe da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa/TSE).

Segundo a norma, no primeiro turno do pleito deste ano o limite será de 70% do maior gasto declarado para o cargo de prefeito ou vereador em 2012, na circunscrição eleitoral em que houve apenas um turno. Nos locais onde houve dois turnos nas últimas eleições municipais, o limite será de 50%. Já para o segundo turno das eleições deste ano, o teto fixado para as despesas corresponde a 30% dos 70% fixados para o primeiro turno.

No caso de municípios com até 10 mil eleitores, o limite de gastos será de R$ 100 mil para a campanha de prefeito e de R$ 10 mil para vereador, sendo considerado como base o número de eleitores existentes no município na data de fechamento do cadastro eleitoral. 

Esses limites também serão aplicados aos municípios com mais de 10 mil eleitores sempre que o cálculo realizado do maior gasto declarado resultar em valor inferior ao patamar previsto para cada cargo.  
Fonte: Diário da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa mostra que setor industrial representa aproximadamente 12% do PIB do Amapá

  Para marcar o Dia da Indústria, celebrado nesta terça-feira, 25 de maio, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou pesquisa qu...